Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo à ação de todos os países – pobres e ricos, desenvolvidos e em desenvolvimento – para defender as pessoas e o planeta, ao mesmo tempo que promovem a prosperidade, a paz e o trabalho em parceria. Eles reconhecem que acabar com a pobreza deve ser um trabalho coletivo e andar de mãos dadas com estratégias que construam o crescimento económico e atendam a necessidades sociais incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que combatem as alterações climáticas e a degradação ambiental.
Esta exposição pretende sensibilizar para estes temas, para que haja uma mudança comportamental. A nossa pode ser a primeira geração a acabar com a pobreza – e a última geração a poder lidar com as alterações climáticas antes que seja tarde demais.
O futuro pertence aos mais novos, pelo que a Oikos reconhece a importância de introduzir temas globais o mais cedo possível na educação das crianças. Reconhecemos, no entanto, que são temas complexos e que devemos fazer o possível para facilitar a sua abordagem por parte de professores e educadores.
Por isso resolvemos traduzir as 3 exposições temáticas numa única exposição, com uma linguagem (visual e escrita) mais adaptada às capacidades e interesses das crianças do primeiro ciclo. A exposição “Os ODS vão à Escola” introduz quatro personagens (duas meninas e dois meninos) que “dão a mão” aos visitantes e os acabam durante uma visita aos três temas centrais das outras exposições (Pobreza, Género e Alterações Climáticas).
Vivemos num mundo altamente ligado e interdependente. No entanto essa mesma globalização acelera o desenvolvimento e aumento de riqueza de alguns países e populações, mas provoca também empobrecimento progressivo de outros países e mesmo de populações mais desfavorecidas dentro de países ricos.
A exposição ajuda a compreender as múltiplas causas e manifestações da pobreza, ao mesmo tempo que desafia os cidadãos para a mobilização e participação ativa na luta contra a pobreza.
O tempo urge, se queremos salvar o nosso planeta!
O presente modelo de desenvolvimento, assente na promoção do consumo desregrado e privilegiando métodos de produção altamente poluentes e emissores de gases com efeito de estufa, provoca o sobreaquecimento do nosso planeta.
A exposição apresenta informação, baseada em dados científicos, sobre as causas destas alterações climáticas e os seus efeitos atuais e futuros. A Mostra ODS apresenta também exemplos de Boas Práticas, políticas a implementar urgentemente e ações (individuais e coletivas) que podemos fazer no nosso dia-a-dia, para contribuir para a reduzir a severidade do problema.
Apesar dos progressos, na maior parte do mundo, as mulheres e as meninas enfrentam dificuldades acrescidas para tirem uma vida digna e plena, com tradições culturais a sobreporem-se aos direitos fundamentais quase universalmente reconhecidos.
A exposição apresenta as múltiplas formas que esta discriminação assume, bem como os fatores que agravam a situação e ações que podem ser tomadas para, passo a passo, reduzir estas desigualdades.
A exposição promove não só a tomada de consciência da grave realidade, mas também apela a uma mudança de opiniões, atitudes e ações, para que cada pessoa possa contribuir para a criação de uma sociedade em que todos sejam tratados com a mesma dignidade e tenham direitos iguais.