Os celeiros são muito importantes para as comunidades! Em Moçambique, 22% da produção agrícola é perdida no processo de colheita e pós colheita. É importante ajudar as famílias a estarem melhor preparadas para as alterações climáticas, melhorando os processos de construção dos seus celeiros além de boas técnicas de conservação dos alimentos.
Esta é uma das preocupações da Oikos em projetos de segurança alimentar. Recentemente, foram apoiados cerca de 100 produtores locais de 50 comunidades de Sofala e Cabo Delgado com material de construção necessário para a melhoria dos seus celeiros, além de formação em técnicas de construção em celeiros do tipo Gorongosa. Capazes de armazenar até 1 tonelada de sementes e com uma janela para a saída de sementes protegida a cadeado, esta técnica local é de baixo custo, segura, resiliente e acessível a todas as comunidades.
Estes celeiros têm um alpendre de proteção para o resguardo de chuvas, permitindo às colheitas manterem-se secas e evitando o desenvolvimento de fungos.
Estes produtores são agora capazes de partilhar este conhecimento com outros membros da sua comunidade e garantir a menor perda de alimento das famílias!
Um projeto da Oikos, em parceria com Caritas Portuguesa, ADPM-Mértola, Caritas Moçambicana e Luarte e com um financiamento da Cooperação Portuguesa.